top of page

EDUCAÇÃO MAÇÔNICA NA GLOMARON: A LOJA VIRTUAL LUX IN TENEBRIS Nº 47


Izautonio da Silva Machado Junior[i].

 

EDUCAÇÃO MAÇÔNICA NA GLOMARON: A LOJA VIRTUAL LUX IN TENEBRIS Nº 47 


Conheça a Loja Virtual Lux in Tenebris nº 47 da GLOMARON, pioneira no Brasil, realiza reuniões maçônicas regulares em ambiente exclusivamente virtual desde 2020, promovendo aprendizado eficaz e acessível.

A Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (GLOMARON) conta com um veículo de Educação Maçônica continuada de seus membros. Trata-se da Loja Virtual Lux in Tenebris Nº 47, que é a pioneira no Brasil e uma das primeiras do mundo[ii] a realizar reuniões maçônicas regulares em ambiente exclusivamente virtual.


Desde sua fundação em 2020, a Loja Virtual tem se destacado no cenário nacional pela oferta de estudos maçônicos de qualidade, desencadeando resultados positivos na formação maçônica e aprimoramento intelectual dos Irmãos que participam de suas atividades.


O tocante à frequência, a Loja Virtual sempre contou com uma ampla participação de obreiros de diversas partes do Brasil e do exterior. Em 2023, registrou-se um total de 3.408 presenças em suas reuniões, com a efetiva participação de 828 irmãos diferentes. Já em 2024, quando houve uma quantidade menor de reuniões, contou-se 2.032 presenças, com 633 participantes distintos.


Nos anos de 2020, 2021 e 2022 a participação era ainda maior, pois na época da pandemia o isolamento social influenciava as interações virtuais. Após a normalização das sessões presenciais nas lojas, observamos que as presenças nas reuniões virtuais decresceram gradativamente, até que houve uma estabilização. A Loja Virtual é atualmente apreciada por público fiel, que continua a prestigiar as suas reuniões. Constata-se um número médio aproximado de 120 e 150 Irmãos por reunião, oscilando para cima em ocasiões em que o tema da palestra ou o palestrante despertam maior interesse.


As reuniões virtuais se consolidaram como uma das formas mais eficazes de aprendizado maçônico que se tem conhecimento. Isso porque o uso da tecnologia com apresentações audiovisuais favorece uma imersão mais atrativa do que a simples leitura de rituais, que é o cotidiano da maioria das Lojas. Isso é especialmente relevante, na medida em que se torna cada dia mais difícil disputar a atenção dos Irmãos com o enorme volume de distrações visuais oferecidas por telas de celular ou computador.


Além disso, a democratização do acesso às reuniões virtuais é um outro fator essencial, pois permite que Irmãos possam participar independentemente da sua localização geográfica, eliminando barreiras de espaço, tempo e custos financeiros. Os testemunhos dos Irmãos reafirmam isso, pois constantemente elogiam a qualidade das palestras e a oportunidade de interagir com estudiosos de diversas partes do Brasil e do exterior, o que enriquece ainda mais o seu aprendizado.


Os resultados obtidos pela Loja Virtual confirmam a eficácia da metodologia virtual na Educação Maçônica. Ela provou ser um modelo de sucesso ao integrar obreiros e propiciar um ambiente de aprendizado dinâmico e acessível.


É digno de nota que existem no Brasil outras Lojas Virtuais[iii], surgidas no mesmo contexto que deu origem à Lux in Tenebris, as quais, de um modo mais aberto ou mais fechado de participação, também promovem a Educação Maçônica entre os seus participantes. Na mesma esteira, a Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras (AMVBL)[iv] e a Academia Internacional de Maçons Imortais (AIMI)[v] são entidades de cunho cultural recentes que também baseiam as suas atividades no âmbito virtual, o que comprova a tendência na adoção desta fórmula de sucesso.


Diante do cenário apresentado, demonstra-se evidente que tais iniciativas podem servir de paradigma para outras organizações que tenham por escopo promover a difusão da Educação Maçônica, emulando e até mesmo aperfeiçoando metodologias de ensino à distância, como forma de alcançar os Irmãos interessados em mais Luz na Maçonaria, e por consequência elevar o padrão global de nossos membros e da Ordem em geral.

 

Referências:

 

1.       ARLS VIRTUAL LUX IN TENEBRIS. Relatório de Atividades 2023. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1WXZFzDJDW2_4Fx6EAYrMtS9bj-UeqVj3/view?usp=sharing. Acesso em 06 de março de 2025.

                                                                                                                        

2.       ARLS VIRTUAL LUX IN TENEBRIS. Relatório de Atividades 2024. Disponível em https://drive.google.com/file/d/1N5OOLhZ7dcmD_DxipnAZf3rnSR6CM5vN/view?usp=sharing . Acesso em 06 de março de 2025.

 

3.       CASTLE ISLAND VIRTUAL LODGE Nº 190 (Grande Loja de Manitoba, Canadá). A research Lodge for Digital Freemasonry. Disponível em History – Castle Island Virtual Lodge. Acesso em 06 de março de 2025.

 

4.       GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DE RONDÔNIA. ARLS Virtual Lux in Tenebris nº 47. Disponível em 47 -Lux in Tenebris | GLOMARON. Acesso em 06 de março de 2025.

 

5.       MORAIS, Cassiano Teixeira de (Org.). Maçonaria Pós-Pandemia. Brasília: CMSB, 2021.

 

6.       SOUZA, Aldino Brasil de. Lojas Virtuais: Tecnologia a favor da Maçonaria. Diapositivo de Palestra. Disponível em https://drive.google.com/file/d/180P4bWs8jLatJcaSd2OddvJgCMGCdBIh/view?usp=sharing. Acesso em 06 de março de 2025.

 

7.       TUPAN, Paulo Benevenute (Org.). Da pedra bruta à inteligência artificial: O legado da maçonaria e a era digital do conhecimento. Porto Velho: Editora Imediata, 2023.

 


 

[i] Bacharel em Direito, Especialista em Direito Civil e Processo Civil (UNIR). Especialista em Maçonologia (UNINTER). Doutor Honoris Causa (UNISCECAP). Oficial de Justiça Federal (TRT-14). Autor do livro “Introdução ao Rito de York: As Blue Lodges”. Grande Secretário de Relações Exteriores da GLOMARON. MI, Grau 33, KT. Membro da Academia Maçônica de Letras de Rondônia; da Academia Brasileira Maçônica de Letras, Teatro, Ciência, Arte e Música; da Academia Nacional de Maçons Imortais e da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras.

 

[ii] Antes do surgimento das lojas virtuais, foi criada em 1998 a Internet Lodge nº 9659, da Grande Loja Unida da Inglaterra, que a rigor não se trata de uma loja virtual, mas é uma pioneira na interação online entre seus membros. A primeira loja maçônica virtual do mundo é a Castle Island Virtual Lodge nº 190, criada em 2012 e pertencente à Grande Loja de Manitoba, no Canadá. A segunda loja maçônica virtual do mundo é a Endeavour Virtual Lodge nº 944, criada em 2018 na Grande Loja Unida de Victória, na Austrália

 

[iii] As seguintes Lojas Virtuais Regulares estão em funcionamento no Brasil:

·         Loja Luz e Conhecimento nº 103 – GLEPA, fundada em 05/11/2020.

·         Loja Estrela Polar nº 433 – GOP (COMAB), fundada em 21/04/2021.

·         Loja Parahiba do Norte nº 41 – GOPB (COMAB), fundada em 12/05/2021.

 

[iv] Fundada em 21 de abril de 2021.

 

[v] Fundada em 31 de maio de 2024.

bottom of page